Por que você deve investir em conversas de qualidade no WhatsApp

Saiba por que é tão importante investir em conversas de qualidade no WhatsApp do seu negócio.


Lembra da última vez que você foi interrompido por uma ligação indesejada enquanto jantava em casa?

Ou quando recebeu o e-mail de um desconhecido pedindo a sua inscrição em algo que não era do seu interesse?

Essas situações têm algo em comum: são abordagens indesejadas, o tipo de comunicação impessoal e de baixa qualidade que afasta as pessoas ao invés de criar boas experiências.

É por isso que você deve investir em conversas de alta qualidade no seu WhatsApp.

Mas como posso trazer esse tipo de conversa para o meu negócio?

Vamos explicar em detalhes para você:

Como criar conversas ativas de alta qualidade

A Meta, holding responsável pelo WhatsApp, tem se preocupado cada vez mais em garantir que seus usuários tenham experiências positivas enquanto utilizam seus aplicativos.

Se você usa a API do WhatsApp como um canal de comunicação, marketing ou para outros objetivos do seu negócio, essa preocupação deve estar também presente ao trocar mensagens com seus clientes.

Mas por quê?

O WhatsApp monitora, constantemente, os números ativos em sua API. Com base nos feedbacks dos usuários (bloqueios, sinalizações de spam, taxa muito baixa de resposta, etc), o WhatsApp pode sinalizar ou até bloquear os números ativos em sua plataforma.

Levando isso em consideração, é essencial que as conversas iniciadas por empresas (ativas) atendam às expectativas dos clientes, além de serem oportunas e relevantes.

Uma conversa de alta qualidade é sempre:

  • Esperada: garanta que seus clientes concordaram previamente e de maneira consciente em receber informações da sua empresa no WhatsApp.

  • Oportuna: o cliente interagiu com sua empresa, aceitou receber comunicações e agora pode se beneficiar, no momento apropriado, de mensagens como:

    • Notificações relacionadas a compras anteriores ou eventos sazonais (datas comemorativas);

    • Um produto que foi visualizado ou comprado recentemente dentro de um intervalo específico de tempo.

  • Relevante: as mensagens são personalizadas para seu cliente com informações valiosas, relacionadas aos seus interesses e com uma CTA clara, como:

    • Informações adicionais relacionadas a um produto visualizado em seu site ou a uma oferta valiosa;

    • Produtos adicionais, recursos ou upgrades relacionados a compras ou serviços contratados anteriormente.

Dicas para aumentar a classificação de qualidade

Separamos algumas dicas para você começar hoje mesmo a melhorar a qualidade das suas conversas:

Otimize a experiência com uma boa política de aceite (opt-in)

Envie mensagens apenas para clientes que concordaram em recebê-las da sua empresa e forneça uma maneira clara de cancelar o recebimento destas mensagens. Caso não forneça essas informações de forma fácil e acessível, você poderá prejudicar a experiência do seu cliente e a classificação de qualidade da sua empresa.

Crie mensagens que engajam

Crie mensagens oportunas e relevantes para o seu público-alvo de clientes. Evite disparos em massa que não se conectam com quem você deseja se comunicar.

Evite enviar mensagens abertas

Evite o envio de mensagens de “boas-vindas” ou de “apresentação”. Tenha sempre um objetivo muito claro com a mensagem que pretende enviar para o seu cliente, e verifique se ela de alguma forma é relevante para ele.

Tenha cuidado com a frequência com que você envia mensagens

Evite enviar várias mensagens para seus clientes em um curto período de tempo ou em horários inoportunos.

Monitore insights relacionados à qualidade

Use o Gerenciador de Negócios do Facebook para acompanhar a qualidade dos modelos de mensagem cadastrados na sua conta do WhatsApp Business. Verifique o histórico de qualidade dos últimos 30 dias, se a qualidade de algum modelo caiu para média ou baixa e os possíveis motivos que fizeram isso acontecer.

Desenvolva e melhore sua estratégia de divulgação

Desenvolva uma estratégia de divulgação bem definida e uma abordagem baseada em experimentos para ver o que funciona com seus clientes. Refine sua estratégia com base nas tendências da classificação de qualidade e outras métricas de desempenho disponíveis no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Siga as políticas do WhatsApp

É imprescindível que suas mensagens sigam as Políticas de Uso e Comerciais do WhatsApp Business. Estar de acordo com elas garante a proteção do seu número de WhatsApp.

Vá além das conversas

Observe também como está a reputação geral da sua empresa, quais são as funcionalidades disponíveis em seu chatbot e o quão rapidamente perguntas e outras situações são resolvidas pelo seu atendimento.

Esses fatores também impactam no sentimento do usuário e na classificação de qualidade do seu WhatsApp.

Ficou com alguma dúvida?

Caso queira tirar alguma dúvida mais específica sobre a qualidade das suas conversas no WhatsApp, estamos à disposição para ajudar você.

Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.